Subversão Artística

Visite a maior exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei.

Que tal se desconectar um pouco neste feriado? A maior exposição realizada pelo polêmico Ai Weiwei, artista plástico chinês, está acontecendo no Brasil. Com o nome de  Ai Weiwei Raiz a mostra com  8 mil m²,  traz 70 obras e mais 24 inéditas criadas pelo artista a partir de sua imersão pelo Brasil e suas tradições.  Ai Weiwei é considerado por alguns como o maior artista plástico da atualidade.  Muitas de suas obras fazem referência a temas sociais como a questão da imigração e crítica ao governo de seu país de origem. Um dos seus maiores trabalhos expostos é um barco de refugiados à deriva, que antes de ser instalado na mostra,  flutuou sobre o lago do Ibirapuera.

Mesclando trabalhos das mais variadas técnicas como escultura, fotografia, filme e arquitetura, a exposição também revela uma capacidade singular de subversão dos suportes tradicionais das artes.  Também será possível observar trabalhos clássicos do artista, como a obra “Forever Bicycles” criada em 2014 que está exposta  no lado de fora do museu funcionando como um sensacional cartão de visitas da mostra.

Cada obra do artista esbarra em algo biográfico Weiwei, tem uma capacidade impressionante de transformadora no ato de fazer arte antes da obra estar pronta. Se você está pela cidade de São Paulo no feriado, não deixe de visitar a exposição que está sendo realizada na  Oca – Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, de De 20 de outubro de 2018 a 20 de janeiro de 2019.