A tecnologia já não é um adjetivo. O novo está no interior.

A trajetória de Pedro Paulo Franco, premiado designerde móveis brasileiro da marca A LOT OF BRASIL, que ganha destaque e prestígio no Salão Internacional de Design de Milão ao resgatar a cultura regional nacional e transformá-la em objetos de desejo global.

O Salão Internacional de Móveis de Milão, na Itália, está entre os eventos mais importantes do mundo no segmento. Entre abril e maio do ano que vem, o designer brasileiro Pedro Paulo Franco, da marca A Lot Of Brasil estará por lá pela quinta vez, com uma coleção, “inspirada em Tulio, O Grande, um herói de Fernando de Noronha, celebrado por seus feitos pela comunidade, reconhecido também por sua habilidade surreal em apneia”, adianta o designer, com exclusividade para Vila Romana.

É praxe de Pedro Franco lançar suas criações em Milão. Seu primeiro passo no cerne do design mundial já se deu em grande estilo, foi no ano de 2000, por meio de um prêmio recebido pela cadeira Orbital, desenvolvida ainda quando estudava arquitetura em São Paulo. Desde então, o sucesso de Pedro e de suas ideias é crescente. Isso porque, além de um design contemporâneo, com forte caráter democrático (o designer faz o possível para, dentro de uma cadeia produtiva correta, alcançar preços finais atraentes) Pedro faz uso de matérias-primas e técnicas inovadoras (já usou até acerola injetada) e arrebata o público internacional ao globalizar o Made In Brazil. “Valorizo as nossas raízes de uma maneira não caricata. A inspiração é sempre regional, ou como prefiro dizer, sempre tem alma, história, poesia e função, o produto final é sempre global”, diz o designer.

A coleção de 2017, por exemplo, nasceu depois de uma viagem do designer pela cultura do sertão do Cariri, no interior do Ceará. “Meu processo criativo é in loco , com as pessoas, em uma imersão, porque é daí que vem o novo. Vou atrás do que é raiz no interior e faço o resgate. Não dou um Google para decidir nada. Porque se está no Google não é mais novo”, afirma. Assim sendo, ao se tratar das criações de Pedro, não espere por obviedades. Pedro quer inovar e inova. Tanto que convida designers internacionais a participarem de sua história, de sua marca, desenvolvendo peças exclusivas com matéria-prima nacional e no Brasil. Karim Rashid, artista egípcio de renome internacional, e o italiano Alessandro Mendini são dois bons exemplos.

Para a A Lot Of, Rashid, que já assinou trabalhos para marcas como Prada, desenvolveu duas peças: a “Mesa Vida” e a “Cadeira Siamese”. Já o italiano Alessandro Mendini, que tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de Nova York, do Centro Georges Pompidou, em Paris e do Vitra Design Museum na Suíça, reinterpretou alguns clássicos, e criou a Cerâmica Carmen, inspirada na pequena notável brasileira, em uma parceria entre a A Lot Of Brasil e a Cerâmica Portinari uma das maiores empresas de revestimentos do Brasil.

“Gosto de estabelecer essa reconexão com as minhas raízes brasileiras porque sempre me incomodou o fato de sermos treinados para seguir a estética estrangeira”, afirma. Seguindo essa ideia, Pedro acredita que o trabalho o globalizou em todos os sentidos. “Fui pela primeira vez para Itália para receber o prêmio em 2013”. Diz ele, que tem ancestralidade italiana. Mais uma vez, Raiz. E pensar que Pedro, filho de pai arquiteto, “que sempre levou muito a exposições”, estudou arquitetura. “Fiz uns dez projetos de bares, restaurantes e boates em São Paulo. Mas sempre quis a liberdade criativa, a criação dos móveis era o que fazia o meu olho brilhar como arquiteto”. Mais uma vez, raiz, ancestralidade, reconexão.

Não bastasse ser um criador brasileiro que ganha espaço (e prêmios) exponenciais, Pedro é ainda um empreendedor, dedicado não só a exportar o mais rico da cultura regional, como em importar o que há de mais interessante no cenário mundial. A Lot Of trouxe para o Brasil marcas consagradas como Discipline, Casprini, Futura, Fasem, Skitsch e Matrix. E ainda deu novo significado à tecnologia no design. “Não é mais um adjetivo, é apenas uma plataforma para fazer o trabalho acontecer”. Para saber mais sobre os talentos e criações de Pedro, acesse: alotofbrasil.com.br. Vale a pena.